quinta-feira, 5 de junho de 2008

Na segunda-feira(02/06/08) contiuaram as apresentações dos trabalhos.
Na quarta-feira(04/06/08) os últimos grupos se apresentaram e foi entregue a resenha do livro: "O segredo de Luísa".

sábado, 31 de maio de 2008

Na aula da segunda-feira(26/05/08)respondemos uma ficha juntamente com o professor sobre concordância e regência verbo-nominal.
Na aula da quarta-feira(28/05/08)foram iniciadas as apresentações dos trabalhos de português e foram entregues o parecer.

sábado, 24 de maio de 2008

Na aula do dia 19/05 o professor nos ensinou como elaborar os gêneros administrativos: ata e parecer.

Na aula do dia 21/05 aprendemos a fazer os gêneros administrativos: relatório e contrato.

sábado, 17 de maio de 2008

Nas aulas dos dias 05/05 e 07/05 eu faltei, pois estava doente.


Na aula do dia 12/05 trabalhamos Artigo Acadêmico e suas características com o artigo de tema:"Emprego Industrial no Brasil - Situação Atual e Perspectivas para o Futuro"


Na aula do dia 14/05 aprendemos a redigir um ofício e um requerimento.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Crônica

No mínimo dos mínimos, uma celinha especial. Foi esse o fim de um dos casais integrantes da dupla que, ultimamente, mais aparece na televisão brasileira. Mas, ele não é ator e nem cantor, ele é Alexandre Nardoni, o homem acusado de matar sua própria filha. A mulher acusada é Ana Carolina Jatobá, a madrasta da pequena Isabela. Porém, um detalhezinho: o lugar desta “má-drástica”, na prisão não foi o mesmo de seu marido. Ela está em uma cela comum, sem privilégios, em um mix de pessoas sem escolaridade e sem nível educacional.
Ela asfixiou a menina; ele a jogou do seu apartamento no 6º andar de um edifício do Rio de Janeiro. Dois ato,s um episódio cruel; duas pessoas, um casal de monstros humanos. O pai que deixou a esposa matar sua filha: será que existe alguma diferença entre essas duas pessoas? Sim. O casal mais famoso das penitenciárias brasileiras tem uma única diferença: o grau de escolaridade.
Então, no mínimo dos mínimos para que estudar?

sábado, 3 de maio de 2008

Na aula do dia 28/04 o professor nos ensinou como fazer uma crônica.


Na aula do dia 30/04 fizemos na sala de aula juntamente com o professor um exercício de precisão vocabular.

domingo, 27 de abril de 2008

Segunda-feira(21/04) não houve aula, pois foi feriado.
Quarta-feira(23/04) na aula o professor entregou as provas para correção com a turma.

domingo, 20 de abril de 2008

A aula do dia 16/04 foi sobre modo, tempo e sentido dos verbos.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Hoje(14/04/2008) fizemos prova e entregamos a resenha do livro "Técnicas de comunicação e escrita".

domingo, 13 de abril de 2008

SINOPSE




Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, Itália, 1988. Gênero: drama; duração: 121 min)
Em Roma, um cineasta bem-sucedido (Salvatore di Vitto), recebe um telefonema de sua mãe, informando que seu velho amigo (Alfredo) morreu. Ao receber a ligação, ele começa a recordar sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore fugia sempre que podia. Ali, o menino fascinado pela magia do cinema fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. Aprendendo, então, a amar o cinema através das mãos de Alfredo, mas, após um caso de amor frustrado, ele abandona sua pequena cidade, rumo a Roma.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Na aula de hoje(09/04/2008)houve um debate sobre o livro: "Técnicas de Comunicação Escrita".

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Na aula de hoje(07/04/1008) o professor recebeu as sinopses e trabalhou o capítulo 3 do livro!
Ah, trabalhou também a leitura em voz alta!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A aula de segunda-feira (31/03/2008) não foi realizada por motivos maiores.

Na aula de hoje (quarta-feira 02/04/2008) o Professor nos orientou sobre como fazer uma resenha e colocará em prática nossa aprendizagem através de uma atividade que consiste em fazer a sinopse de um filme.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Resumo do texto:“Variação lingüística e o ensino de língua materna” de Luiz Carlos Travaglia

Existem dois tipos de variação lingüística: os dialetos e os registros. São tipos de variações dialetais: a territorial ou regional, acontece entre pessoas de diferentes regiões onde se fala a mesma língua, a social ocorre de acordo com a classe social a que pertencem os usuários da língua, a etária decorrente da diferença no modo de usar a língua de pessoas de idades diferentes, a de gênero representam as variações de acordo com o sexo de quem fala, a de geração representa os diferentes estágios no desenvolvimento da língua, a da função que representa as variações decorrentes da função que o falante desempenha.
São tipos de variações de registro: a de grau de formalismo representa uma escala de formalidade entendida como um maior cuidado e apuro no uso dos recursos da língua e também com uma maior variedade de recursos utilizados, a de modo entende-se a língua falada em contraposição a língua escrita, a de sintonia pode ser descrita como o ajustamento na estruturação de seus textos que o falante faz, com base em informações específicas que tem sobre o ouvinte. Há quatro dimensões de sintonia: 1)Status da pessoa a quem se dirige o falante pode trazer grandes diferenças no uso das formas e recursos da língua. 2)Tecnicidade é a variação que ocorre em função do volume de informações ou conhecimentos que o falante supõe ter o ouvinte sobre o assunto. 3)Cortesia é a variação que acontece devido à dignidade que o falante considera apropriada ao(s) seu(s) ouvinte(s) e/ou à ocasião. 4)Norma é aquela que ocorre quando, ao nos dirigirmos a determinado(s) ouvintes(s), consideramos o que este(s) julga(m) “bom” em termos de linguagem.